top of page

Dúvidas Frequentes

1.

O que é a Psicoterapia?

É um serviço que pretende auxiliar no desenvolvimento do cliente diante das suas questões e construir ferramentas emocionais e psíquicas para lidar com futuras adversidades, bem como promover maior consciência sobre si. Existem muitas abordagens com diferentes visões acerca da psicoterapia e das diversas maneiras de se pensar e construir esse processo. 

2.

Quando fazer Psicoterapia?

Você pode iniciar seu processo de psicoterapia a partir da sua vontade de se desenvolver pessoalmente e ampliar a compreensão de si mesmo ou a partir da necessidade de organizar seus conflitos e sofrimentos.

3.

Como acontece a Psicoterapia?

Através de uma relação terapêutica de qualidade, o cliente inicia seu processo de auto-exploração sempre acompanhado da escuta atenta e interessada do psicólogo que, juntamente do cliente, constroem novos caminhos de compreensão do vivido. Esse processo culmina em resignificações sobre a vida e abre espaço para novas escolhas e mudanças internas e externas.

4.

Psicoterapeutas podem receitar remédios?

Apenas quem tem formação médica ou odontológica pode trabalhar com esse dispositivo terapêutico, o que não é o caso do psicoterapeuta. Em situações onde este percebe em seu cliente a necessidade de um acompanhamento medicamentoso, isso é comunicado ao cliente e é discutida a possibilidade de encaminhamento para um médico psiquiatra (ou outra especialidade, se for o caso) de confiança do psicoterapeuta, podendo então o cliente ser acompanhado de maneira multiprofissional.

5.

Quanto tempo dura um processo de Psicoterapia?

O tempo de duração depende única e exclusivamente de cada pessoa, uma vez que cada um busca a psicoterapia por um motivo diferente e leva também um tempo muito particular na elaboração das suas questões e construção e ampliação do seu conhecimento sobre si mesmo. O desenvolvimento pessoal é algo bastante singular, portanto, o tempo para o processo de psicoterapia é indeterminado.

bottom of page